Desafio 2025 - Ponto de partida #001
Através do conceito 'Build in Public', vou implementar a metodologia de produtividade sugerida no livro 'The 12 Week Year'.
Após conhecer o livro The 12 Week Year, dos autores Brian P. Moran e Michael Lennington, decidi colocar em prática a metodologia de produtividade sugerida pela dupla.
Em resumo, os autores oferecem uma maneira prática e eficaz para melhorar a gestão de tempo, o foco e o alcance de objetivos, transformando grandes metas em ações realizáveis e mensuráveis, num período mais curto.
A ideia é adaptar o planejamento tradicional anual de tarefas, de 12 meses, para um período de 12 semanas, ou seja, precisamos planejar e adequar nossas tarefas para esta faixa de tempo. Cada uma das 12 semanas representa as atividades que seriam executadas em cada um dos meses de um ano.
Pode parecer insano comprimir atividades de um ano inteiro em uma janela de 12 semanas. E, de fato, é. Por isso será necessário revisar a maneira de planejar.
Precisaremos olhar para tudo o que pretendemos entregar no ano e priorizar o que faz sentido ser entregue nas primeiras 12 semanas. Com isso, conseguimos criar um plano de trabalho com 3 ciclos no ano.
O objetivo deste método é criar um senso de urgência, melhorar o foco e a disciplina, aumentar a produtividade, evitando o adiamento típico que muitas vezes ocorre quando as pessoas pensam em objetivos de longo prazo.
O progresso é medido semanalmente, não apenas ao final das 12 semanas. A cada semana, avaliamos os avanços e ajustamos as ações conforme necessário. Isso garante foco constante e permite correções durante o processo.
Minha intenção aqui não é apresentar o método completo, uma vez que há literatura detalhada e específica sobre o assunto.
Tenho uma lista de vários projetos que venho anotando à medida que surgem novas ideias, seja a partir de algo que leio ou de vídeos que assisto.
Dessa lista, selecionei 12 pequenos projetos para este primeiro ciclo do Desafio 2025, com um projeto por semana.
Em cada semana, meu objetivo é criar um MVP e registrar todo o processo, incluindo avanços diários, dificuldades, soluções e prints de tela. Ao final de cada semana, terei um material de referência completo sobre o desenvolvimento do MVP, seguindo a abordagem ‘Build in Public’ .
No próximo post, vou compartilhar o rascunho do meu planejamento para este ciclo inicial.
Espero que esses artigos inspirem você a adotar novos modelos de produtividade em suas próprias atividades.
Até breve.